sábado, 29 de setembro de 2012

POESIA

Disponível:http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-105.php
                                                                                                                                                                      Por Maria Francimar da Silva Teles
Ingazeiras-Aurora - CE - por correio eletrônico


Refletindo sobre o Currículo Escolar

O currículo escolar hoje
Abrange toda experiência
Proporcionada ao aluno
No seu ambiente de vivência
Seja na escola ou fora dela
Quer desenvolver competência.
Antes não era assim
Até que surgiu a LDB
Lei máxima da educação
Que veio para União estabelecer
Junto com estados e municípios
Diretrizes pro currículo acontecer.
Não existe em nosso país
Um único currículo nacional
Mas os PCNs têm
Um papel fundamental
Para as escolas desenvolverem
Um trabalho bem legal
Com uma proposta curricular
De dois núcleos contemplados
Com a base nacional comum
E a parte diversificada
Para serem desenvolvidas
Com atividade extra integrada
Por isso atualmente
Afro brasileiro é novidade
Mas a alma da escola
É o Projeto Pedagógico
Que deve ser elaborado
E partilhado pelo grupo, lógico!
Então, o currículo escolar
Deve observar o contexto
E os conhecimentos construídos
Para não ser apenas “texto”
Em forma de documento
Pra ser seguido sem pretexto.
Portanto as ações curriculares
Precisam ser investigativas
Além de teórico-práticas
E também bem flexivas
Seguindo esses três princípios
A educação será bem “viva”.
Será como uma corrida
Com ou sem os corredores
Seguindo os limites formais
E um conjunto de valores
Pra aprender e ensinar
A todos os seus atores.
Já sabemos que não existe
Uma fórmula definitiva
Pra organização curricular
Tornar a escola “viva”
Mas com os saberes da vida
Faremos com que a identidade sobreviva.
E vivamos bem papel
Destinado a esse departamento
Que é construir o processo
Em busca do conhecimento
Nas vivências escolares
E do ser em desenvolvimento.
Com uma educação de qualidade
Que não seja só pragmática
Vivenciando uma ação pedagógica
Condizente com uma prática
Que faça da educação escolar
A ponte para o conhecimento
De forma bem democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário