sábado, 29 de setembro de 2012

Definição de Currículo

Disponível:http://marialuciacurriculo.blogspot.com.br/2012/09/curriculo-real-oculto-e-prescrito.html




Currículos




 

Currículo Real, Oculto e Prescrito

Currículo Real
É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido,compreendido e retido pelos mesmos. A característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos. São os moldes formais do Currículo formal que tomam vida na sala de sala onde se pode repensar seus conceitos e construir competências de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
É o currículo que fato acontece na sala de aula em de coerência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, de corrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172)
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente,um saber significativo.

 Currículo Oculto

É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meia a convivência e a espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar.O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.
O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e nasala de aula, (Libaneo, p. 172)
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem,de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações.

Currículo Prescrito

O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.
 O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
Proposta de debate para os professores.



O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno, onde cada instituição de ensino pode elaborar o seu currículo a partir das suas necessidades e de seus alunos. Não ficando restrita a trabalharem de forma padronizada. A partir desta analise cabe a nós professores fazer o seguinte questionamento:
 De que forma nós professores em nossa ação diária estamos intervindo direta ou indiretamente na formação e desenvolvimento do nosso aluno?



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